quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Little Drummer Boy

Completei um arranjo para três flautas-de-bisel e guitarra, baseado na redução para piano de Boppré a partir do original (?) de Davis/Onorati/Simeone.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B4E99DjowH6tYzVmYzZmNjgtMmE3NS00OWE3LTg0MzktOGVkZWM3ZDQ3OTYx&hl=en

O arranjo para quinteto de metais em que estamos baseando o nosso arranjo para guitarra e outros insrumentos.
http://www.freesheetmusic.net/christmas/LittledrummerboyBrassquintetall.pdf

domingo, 12 de dezembro de 2010

Stille Nacht

Eis uma versão simples para guitarra e duas flautas de bisel, deste clássico de natal. Partitura infra. Bons ensaios;-) MP3 aqui.
Bom sítio sobre a versão original desta música: http://www.stillenacht.at/en/text_and_music.asp


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Academia na ESEIG

A Academia celebrou um protocolo com a Escola Industrial de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), em Vila do Conde, para o ensino da música à comunidade ESEIG, a qual exortamos desde já a realizar as pré-inscrições sem compromisso, e a assistir à primeira aula igualmente sem compromisso.

O horário e as salas serão anunciadas após recebidas as pré-inscrições.

Segue o texto público do protocolo, na íntegra.


PROTOCOLO
A Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), sita na Rua D. Sancho I, 981, em Vila do Conde, aqui representada pelo seu Presidente Doutor Flávio Ferreira, e
A Academia Musical de Santo Ovídio (AMSO), iniciativa de ensino de música liderada por Mário Amado Alves, compositor e professor, com base na Rua de Santo Ovídio, 170, D, em Vairão, Vila do Conde,
considerando que a oferta formativa da AMSO é do potencial interesse da comunidade ESEIG, estabelecem entre si o presente protocolo de colaboração, constituído pelos seguintes pontos:
1. A AMSO oferece os seus serviços de ensino de música à comunidade ESEIG, sob a forma de aulas ministradas, pelos formadores da AMSO, nas instalações da ESEIG.
2. A tabela de preços da AMSO passa imediatamente a prever um desconto de 10% para esta oferta; a tabela encontra-se publicada na página eletrónica da AMSO, e é anexada ao presente documento para conveniência.
3. A presente oferta é exclusiva para a comunidade ESEIG e formadores da AMSO diretamente envolvidos e seus educandos. Para os presentes efeitos, “comunidade ESEIG” denota o conjunto dos alunos, docentes e funcionários da ESEIG, mais os seus educandos.
4. A ESEIG apoia esta atividade disponibilizando as necessárias instalações, e promovendo ou permitindo a divulgação da oferta pelos canais habituais da comunidade.
5. Este protocolo tem efeitos imediatos, e a duração de um ano letivo, sendo renovável por igual período caso nenhuma das partes se manifeste em contrário nos sessenta dias anteriores ao fim do ano letivo.
6. O presente documento é produzido em duplicado, sendo ambas cópias firmadas por ambos signatários, e ficando cada uma delas em poder de cada signatário.
Vila do Conde, 7 Dezembro 2010
Flávio Ferreira
Presidente, ESEIG
Mário Amado Alves
Diretor, AMSO


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Para um hino

Eis uma hipótese de um hino para a Escola EB2,3 A Ribeirinha, de que algumas pessoas já estão a par e tem a partitura impressa. Música. Falta a letra. Aqui deixo a mesma partitura, bem como o ficheiro original NoteWorthyComposer, o respetivo MIDI, e uma mistura produzida a partir deste e soundfonts.

Partitura (PDF) (redução para piano, com os nomes dos acordes)
Ficheiro NWC
Ficheiro MIDI
Mistura (MP3)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Calmos e inquietos

Eis uma composiçãozita que comecei a fazer, para o conjunto de instrumentos envolvidos na Academia (tarola ou caixa, tambor ou bombo, gaitas de foles, guitarras...)

Demo (Windows Media Audio, 500k).

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Local e data das aulas

Nota prévia: lembramos que a efetivação deste projeto ainda está dependente de quantidade suficiente de pré-inscrições.

O local das aulas será nas instalações da Junta de Freguesia da Vairão (a qual se encontra na zona dos Mosteiros).

Outros locais (em Gião, Macieira, Malta) estão sob estudo.

A primeira "aula", amanhã dia 1 Outubro 2010, dia Mundial da Música, será às 19:00 na Junta de Freguesia de Vairão. Esta "aula" assumirá mais a característica de sessão de esclarecimento, apresentação dos formadores, e "encontro dos fundadores" (todos, alunos e educadores) para replaneamento do projeto.

Início das aulas: dia 2 Outubro 2010 às 10:00, na Junta de Freguesia de Vairão.

Também é possível fazer a pré-inscrição por telefone.

sábado, 18 de setembro de 2010

Fundemos a Academia!

Academia Musical de Santo Ovídio é o nome pomposo da minha vontade de ensinar música na zona onde vivo (Vairão, Vila do Conde). Em Agosto passado, o governo cortou o financiamento à admissão de novos alunos de música: 10 mil alunos do básico, que em 2010 se inscreveram para ter aulas de música, acabaram por ficar de fora devido às restrições financeiras impostas pelo Ministério da Educação (Rádio Renascença, http://www.rr.pt/, 2010-09-17). Onde há um problema, eu vejo uma oportunidade: lugar para novas iniciativas de ensino da música, redimensionadas ao interesse e capacidade real das populações locais.

O presente projeto está somente arrancando. Para já há a visão aqui exposta, e o apelo a todos os interessados para que se lhe juntem. Principalmente, alunos e encarregados de educação, através das pré-inscrições gratuitas abertas até ao primeiro dia de aulas inclusive: 1 Outubro 2010, Dia Mundial da Música. São as pré-inscrições que permitirão aferir a exequibilidade do projeto. Naturalmente, quaisquer outras informações ou sugestões serão também muito apreciadas.
Vamos aprender e criar música em Vairão e seu redor!

Mário Amado Alves