Academia Musical de Santo Ovídio é o nome pomposo da minha vontade de ensinar música na zona onde vivo (Vairão, Vila do Conde). Em Agosto passado, o governo cortou o financiamento à admissão de novos alunos de música:
10 mil alunos do básico, que em 2010 se inscreveram para ter aulas de música, acabaram por ficar de fora devido às restrições financeiras impostas pelo Ministério da Educação (Rádio Renascença,
http://www.rr.pt/, 2010-09-17). Onde há um problema, eu vejo uma oportunidade: lugar para novas iniciativas de ensino da música, redimensionadas ao interesse e capacidade real das populações locais.
O presente projeto está somente arrancando. Para já há a visão aqui exposta, e o apelo a todos os interessados para que se lhe juntem. Principalmente, alunos e encarregados de educação, através das pré-inscrições gratuitas abertas até ao primeiro dia de aulas inclusive: 1 Outubro 2010, Dia Mundial da Música. São as pré-inscrições que permitirão aferir a exequibilidade do projeto. Naturalmente, quaisquer outras informações ou sugestões serão também muito apreciadas.
Vamos aprender e criar música em Vairão e seu redor!
Mário Amado Alves