quinta-feira, 14 de abril de 2011

No Festival de Tunas

Ontem dia 13 Abril 2011, das 9:30 às 01:30(!), teve lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, o XVI Festival de Tunas dos Gatunos.

A Academia teve a honra dum lugar no juri do Festival, na pessoa do seu diretor, isto é, eu.

Gostei mesmo muito de ver as tunas abordarem obras de jazz (Looneytuna), clássicas, e boas obras da música ligeira como Canção do Mar, Banda (de Chico Buarque), Festa da Vida.

Fizeram um trabalho excelente de adaptação destas difíceis obras à ocupação (conjunto de instrumentos e vozes) das tunas. O rearranjo da Canção do Mar foi muito creativo. A interpretação da Banda teve umas falhazitas na harmonia, é uma peça enganadoramente fácil, é preciso estudar bem a sua estrutura harmónica e melódica (a Academia está, naturalmente, disponível para ajudar neste ponto;-) A Festa da Vida esteve muito bem, com um grande respeito pelo original.

Espero que esta tendência continue, que mais obras interessantes venham substituir as frouxas e lamechas serenatas e rapsódias do costume, que ainda estiveram, infelizmente, em maioria no Festival, tornando-o demasiado longo e um pouco chato.

Sem comentários:

Enviar um comentário